quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"Olha o copo!"

O bordado no avental parecia ter uma mensagem além da palavra “voluntário”. Foi o que chamou a atenção de seu Reinato. Ele passou tantas vezes por ali, mas nunca havia reparado que aquele funcionário de avental não era como os outros. Seu Reinato queria voltar a se sentir útil, já que era aposentado e “só andava pelas ruas da Cidade e pelos bares”, como recorda. A idéia de atuar como voluntário o atraiu de imediato.
Reinato Nicolau Sério começou, então, a trabalhar no Bom Prato de São Vicente, lugar que considera o “melhor remédio” para as doenças que chegaram com a idade, como a perda de memória. O aposentado italiano de 77 anos cumpre duas horas de trabalho recolhendo os copos descartáveis que vão para a reciclagem e, apesar de não conversar muito durante o expediente, garante que é reconhecido nas ruas pelos freqüentadores. “Sempre ouço algumas pessoas falando ‘olha o copo!’. Não tenho muitos amigos, mas aqui o ambiente é maravilhoso e, com certeza, eu recebo muito mais do que eles”.
Reinato na Itália, ou Renato, como é conhecido em São Vicente, tem filhos que moram em São Paulo e uma namorada. “Já tive duas mulheres, casei, fiquei viúvo. Hoje, tenho minha companheira. Ela não mora comigo, mas todo dia vem ao Bom Prato para almoçarmos juntos”.

Nathália Geraldo (texto e foto)

Um comentário:

Anônimo disse...

Nathália,
Sempre cuidadosa, responsável...
Apuração e textos excelentes!
Beijo,
Cidinha